Tendo em vista a grande incidência de moradores que estão depositando objetos inservíveis nos canteiros fora da data do cronograma de recolha, o Município decidiu fiscalizar todos os Bairros para identificar quais locais está havendo o desrespeito com o calendário.
Há alguns anos vigora em Santa Helena um Cronograma de Recolha de Inservíveis que prevê justamente manter a cidade limpa. Porém, nos últimos meses, os departamentos de Coleta e Reciclagem, Meio Ambiente e Urbanismo, vinculados à secretaria de Infraestrutura, observaram a inoperância deste calendário.
“O caminhão mal passa nas ruas recolhendo já tem entulhos nos canteiros novamente”, afirma a diretora do departamento de Coleta e Reciclagem, Yara Fernanda Beling.
Os principais materiais considerados inservíveis são galhos, folhas, madeira e móveis velhos que devem ser depositados em frente as residências somente nas vésperas do dia em que haverá a recolha, isso garante uma cidade limpa e organizada.
Outro agravante, são os focos do mosquito Aedes Aegypti que têm sido localizados nestes entulhos, que por sua vez, armazenam água se permanecem por vários dias em lugar impróprio.
Os dias em que podem ser dispensados os entulhos em frente as residências são sempre sábado, domingo e na segunda-feira, que antecedem a semana em que haverá a recolha em cada Bairro, conforme demonstra o quadro abaixo:
Março 1ª Semana Vila Rica, Baixada Amarela, conjuntos e loteamentos ao entorno.
Março 2º Semana São Luiz, Cidade Alta, conjuntos e loteamentos ao entorno.
Março 3º Semana Vila Rica, Baixada Amarela, conjuntos e loteamento ao entorno.
Março 4º Semana São Luiz, Cidade Alta, conjuntos e loteamentos ao entorno.
Abril 1ª Semana Vila Rica, Baixada Amarela, conjuntos e loteamentos ao entorno.
Abril 2º Semana São Luiz, Cidade Alta, conjuntos e loteamentos ao entorno.
Abril 3º Semana Vila Rica, Baixada Amarela, conjuntos e loteamento ao entorno.
Abril 4º Semana São Luiz, Cidade Alta, conjuntos e loteamentos ao entorno.